MÁXIMAS DE JIGORO KANO
“O adversário é um parceiro necessário ao progresso; a vida da humanidade baseia-se nesse princípio”.
“É somente através da ajuda mútua e das concessões recíprocas que um organismo agrupando indivíduos em número grande ou pequeno pode encontrar sua harmonia plena e realizar verdadeiros progressos”
Vencer o hábito de usar a força contra é uma das coisas mais difíceis do judô. Caso não se consiga isto, não pode esperar progresso
A simplicidade é a chave de toda arte superior da vida e do judô
A derrota na competição e no treinamento não deve ser uma fonte de desânimo ou de desespero. É sinal da necessidade de uma prática maior e de esforço redobrados.
Os kata são a estética do judô. É nos kata ( forma) que está o espírito do judô, sem o qual é impossível perceber o objetivo.
O judô ultrapassou o estágio primitivo da utilidade para atingir o de uma ciência e de uma arte.
A estabilidade mental (ou uma calma inabalável) é um fator importante numa luta de judô. Seria ainda mais importante caso se tratasse de uma luta de vida ou morte.
O judô deve existir para o benefício do homem e não o homem para o judô (competição)
Em qualquer espécie de treinamento,o ponto mais importante é libertar-se dos maus hábitos.
A idéia de considerar os outros como inimigos só pode ser loucura e fonte de regressão.
As novas invenções devem tornar-se conhecimentos comuns.
O judô é uma arte e uma ciência. Ele deve ser mantido acima de toda a escravidão artificial e deve ser livre de qualquer influência financeira, comercial e pessoal.
O alto valor da habilidade e da qualidade da arte só pode ser obtido elevando-se acima da dualidade da competição. O judô não deve ser revestido por um rótulo nacional, racial, político, pessoal ou sectário.
Quando se percebe a potencia do judô, compreende-se que não se pode usá-lo levianamente, pois pode ser tão perigoso quanto uma espada desembainhada.
A medida que se progride no judô, o sentido de confiança em si mesmo, base do enquilíbrio mental, se desenvolve.
A maneira de se treinar depende de uma ação consciente, mas o objetivo do treinamento é conseguir o domínio da técnica o que é inconscientes.
O judô pode ser considerado como uma arte, ou uma filosofia do equilíbrio, bem como um meio para cultivar o sentido de equilíbrio.